Translate Google

Fazer com menos é melhor

Comentários desativados em Fazer com menos é melhor

.

A mentalidade de fazer mais e melhor com menos complexidade, recursos, estoque, despesas e desperdício tem exigido dos gestores que concentrem-se no essencial.
.
No entanto, diversas empresas continuam lutando com dificuldades na implementação de seus planos de ações, e uma parte dos motivos destas dificuldades deriva-se justamente da falta de conhecimento sobre como fazer cada vez mais e melhor com cada vez menos esforço humano, equipamentos, tempo e espaço, e, ao mesmo tempo, tornar o trabalho mais satisfatório, oferecendo feedback imediato sobre os esforços para transformar desperdício em valor, e aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles querem.
.

.
A palavra japonesa “Muda” significa desperdício, isto é, qualquer atividade humana que absorve recursos mas não cria valor: erros que exigem retrabalho, produção de itens acima da quantidade programada, acúmulos de mercadorias nos estoques, etapas de processos que realmente não são necessárias, movimentação de funcionários e transporte de mercadorias em excesso ou desnecessárias, equipes em uma atividade posterior que ficam aguardando porque uma atividade anterior está atrasada, e produtos e serviços que não atendem as necessidades e requisitos do cliente.
.
Concentrar-se no essencial exigirá a realização de algumas tarefas gerenciais críticas para qualquer negócio de qualquer segmento: criar o Fluxo de Valor, que é o conjunto de todas as atividades específicas necessárias para se levar um produto ou serviço, desde a sua concepção ou recebimento do pedido até a entrega do serviço ou produto acabado nas mãos do cliente. A identificação do Fluxo de Valor para cada produto ou serviço é um passo que raramente as empresas tentam fazer, mas que quase sempre expõe quantidades enormes, e até surpreendentes, de desperdício.
.
Análise do Fluxo de Valor quase sempre mostra que ocorrem três tipos de ação durante um processo:
  • Muitas etapas certamente criam valor;
  • Muitas outras etapas não criam valor, mas são inevitáveis com as atuais tecnologias e ativos de produção;
  • Muitas etapas adicionais não criam valor e devem ser evitadas imediatamente.
.
Em vez de reinventar constantemente modelos de negócios, os adeptos desta mentalidade enxuta (lean thinking) voltam ao básico, concentrando-se no essencial, perguntando o que o cliente realmente considera valor (em geral não é o que as empresas e ativos existentes sugeririam).
.
Modelo de Mapa de Fluxo de Valor (Value Stream Map) montado com o aplicativo Quality Companion 3 da Minitab
.

A próxima etapa é alinhar as atividades que criam valor para um produto ou serviço específico ao longo do fluxo de valor e, ao mesmo tempo, eliminar as atividades (não são poucas) que não agregam valor. Em seguida, deve-se criar uma condição de fluxo onde o projeto e o produto avançam uniforme e rapidamente de acordo com a demanda puxada do cliente (e não com a produção empurrada do produtor). Por fim, com a implementação do fluxo e da demanda puxada, deve-se acelerar o ciclo de melhoria em busca da perfeição (fazer mais e melhor com menos).
.
Para saber mais sobre o que é um Mapa de Fluxo de Valor, a forma de implementação, aplicações, métricas e ferramentas para montar, clique aqui.
.
.
Se você está interessado em montar um Mapa de Fluxo de Valor ou implementar a Mentalidade Enxuta em sua empresa, solicite-nos uma proposta clicando aqui .

.

.

.

.

Nenhum comentário

Sem comentários ainda.

Desculpe, o formulário de comentário está fechado neste momento.

RSS dos comentários deste post.  




Rolex Oyster Watches have their own peculiarity, and are available in variety of eye-catching models. replica watches Automatic, Milgauss, Lady Datejust Pearlmaster, etc are some of the most sought after collections of the rolex replica sale which can be purchased in originals and replicas. However, originals are very expensive; therefore populace prefers purchasing replica versions. Rolex Oyster Perpetual Date just replica watches uk looks graceful with black dial, 18K fluted bezel of stainless steel while color. With every passing year, Rolex has developed much more improved and technically advanced versions of rolex replica. Improvement with respect to watch¡¯s feature, material used and development of newer designs and styles are some of the prominent factors responsible for the rising popularity of rolex replica sale.