Translate Google

Mapeamento do Fluxo de Valor

Comentários desativados em Mapeamento do Fluxo de Valor

.

O que é
O Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), também conhecido por Value Stream Mapping (VSM), é uma técnica de produção enxuta usada para analisar e projetar o fluxo de materiais e informações necessárias para trazer um produto ou serviço a um consumidor. Na Toyota, onde a técnica se originou, ela é conhecida como “mapeamento de fluxo de material e informação”. Esta técnica pode ser aplicada a quase todas as cadeias de valor .
.
Implementação
De forma bem resumida, seguem cinco passos que deverão ser cumpridos para a implementação do MFV em uma organização:
  • Identificar o produto alvo, a família de produtos ou serviço.
  • Desenhar, do ponto de vista de chão de fábrica, o estado atual do mapa de fluxo de valor, que mostra os passos atuais, os atrasos e os fluxos de informação necessários para entregar o produto ou serviço. Este poderá ser o fluxograma da produção (das matérias-primas até o consumidor) ou um fluxograma de projeto (conceito de lançamento). Os fluxogramas utilizam de símbolos padrões para representar entidades da cadeia de suprimentos.
  • Avaliar o estado atual do MFV sob o ponto de vista de eliminação de desperdícios.
  • Desenhar um novo mapa de fluxo de valor.
  • Trabalhar para implementar o novo MFV sem os desperdícios observados.
.
.
Aplicações
O MFV tem apoiado métodos que são usados frequentemente em ambientes Lean (enxutos) para analisar e projetar fluxos no nível do sistema (vários processos). Apesar do MFV ser frequentemente associado com a fabricação, ele também é usado em logística, supply chain, serviços relacionados a indústrias, saúde, desenvolvimento de software e desenvolvimento de produtos.
.
Durante a montagem do MFV, as etapas que agregam valor devem ser traçadas através do centro do mapa e as etapas que não agregam valor devem ser representadas por linhas verticais em ângulo reto com o fluxo de valor. Assim, as atividades tornam-se facilmente separadas no fluxo de valor, na qual poderá ser dado um tipo de foco e atenção para as atividades que agregam valor, e outro tipo de foco e atenção para as atividades que agregam “desperdícios”. Teremos, então, o que podemos chamar de fluxo de valor do processo e fluxo de não-valor das operações. O pensamento aqui é que as etapas que não agregam valor são frequentemente preparatórias ou servem para arrumar a casa para a etapa de agregação de valor e estão intimamente associadas com a pessoa, ou máquina na estação de trabalho, que executa a atividade que agrega valor. Portanto, cada linha vertical é a “história” de uma pessoa ou estação de trabalho, enquanto a linha horizontal representa a “história” do produto a ser criado.
.
O MFV é um método reconhecidamente utilizado como parte da metodologia Lean Six Sigma.
.
Métricas
A métrica-chave associada com o MFV é o lead time.
.
Ferramentas manuais ou software
Um dos principais objetivos do MFV é aprofundar a compreensão de um fluxo de valor através do desenho de um mapa. Para a montagem do MFV do estado atual, deverá ser observada a situação real de todas as atividades do processo. Assim, os MFVs são muitas vezes feitos à mão com lápis, para manter o processo de mapeamento atualizado em tempo real, simples e interativo, permitindo correções simples.
.
No entanto, também poderá ser utilizado um software para desenhar o MFV. Uma boa variedade de aplicativos estão disponíveis no mercado. A AdvanceConsultoria.com recomenda a utilização do aplicativo Quality Companion 3 produzido pela Minitab.
.
Para conhecer mais o Quality Companion 3 e fazer um teste gratuito por 30 dias, clique no botão abaixo:
.
.
.
Se você está interessado em montar um Mapa de Fluxo de Valor ou implementar a Mentalidade Enxuta em sua empresa, solicite-nos uma proposta clicando aqui .

.

.

.

.

Nenhum comentário

Sem comentários ainda.

Desculpe, o formulário de comentário está fechado neste momento.

RSS dos comentários deste post.  




Rolex Oyster Watches have their own peculiarity, and are available in variety of eye-catching models. replica watches Automatic, Milgauss, Lady Datejust Pearlmaster, etc are some of the most sought after collections of the rolex replica sale which can be purchased in originals and replicas. However, originals are very expensive; therefore populace prefers purchasing replica versions. Rolex Oyster Perpetual Date just replica watches uk looks graceful with black dial, 18K fluted bezel of stainless steel while color. With every passing year, Rolex has developed much more improved and technically advanced versions of rolex replica. Improvement with respect to watch¡¯s feature, material used and development of newer designs and styles are some of the prominent factors responsible for the rising popularity of rolex replica sale.