7 maneiras para ser mais feliz no trabalho
.
.
Poucas pessoas se levantam da cama excitadas para ir trabalhar, especialmente nesta época da economia. Mas trabalhar não precisa ser estressante nem negativo. Aqui estão 7 dicas para fazer do trabalho um lugar mais feliz:
.
- Sorria. Libere o seu sorriso. Sorrir está diretamente ligado à felicidade. Podendo começar apenas como uma correlação mas, com o tempo, o cérebro liga os dois. Não acredita? Tente isto: Dê um grande e agradável sorriso e tente pensar em algo negativo. Ou você vai parar de sorrir por causa do pensamento negativo, ou não conseguirá se ater ao pensamento negativo e continuará sorrindo.
.
- Pare de preocupar-se excessivamente. A preocupação acontece porque ela é uma das melhores caracterÃsticas da humanidade. É uma emoção que impulsiona a providência, o planejamento, e a previsão. Nós ficamos preocupados porque algum evento futuro é incerto e este sentimento é uma sugestão para que nós comecemos a pensar sobre o que fazer. O problema surge quando nos acostumamos a ficar muito preocupados com algumas coisas que estão fora do nosso controle, como a economia por exemplo. Os paÃses desenvolvidos são os que possuem as mais elevadas taxas de doenças mentais, e a preocupação está entre as principais causas deste mal.
.
- Dê um tempo. O Brasil está se tornando uma das nações industrializadas com maior sobrecarga de trabalho. Mas isto é contra-produtivo para uma nação de trabalhadores da “geração do conhecimento”. Sobrecarregar pessoas no trabalho até a exaustão é uma maneira horrÃvel de extrair o conhecimento delas. O “dar um tempo” fornece uma oportunidade para refletirmos sobre o que estamos fazendo, e frequentemente, é nestes momentos que surgem as melhores idéias e quando as nossas percepções mais lúcidas emergem.
.
- .Faça as coisas diferentemente. Parte dos problemas no trabalho para muitas pessoas é o tédio. Nós ficamos presos às rotinas onde nós entramos e executamos as mesmas coisas repetidamente por muito tempo. Receba o seu entusiasmo de volta fazendo as coisas diferentemente. Faça todo o esforço para aprender, crescer, e desafiar-se. Assuma mais responsabilidades ou tente fazer algo que você nunca imaginou que fosse capaz de fazer. Mesmo que as suas responsabilidades não lhe permitam muita autonomia, tente uma abordagem diferente para as suas responsabilidades atuais.
.
- Pare de controlar e comece a liderar. Se você está ocupando alguma gerência, você precisa encontrar maneiras de motivar e estimular os seus empregados. Como? Desenvolva as suas mentes. Autorize a sua equipe dando lhes mais responsabilidades, mais poder de tomada de decisão, e mais autonomia. Igualmente importante: esteja incluÃdo. Explique o que está acontecendo na empresa de forma geral, e dê aos seus empregados uma perspectiva maior sobre como os seus trabalhos influenciam no negócio.
.
- Cerque-se de boas pessoas e delegue. Um dos mais destrutivos e contra-produtivos subprodutos da era do Downsize foi o medo – muitos gerentes continuam temerosos de perder o controle do que fazem por receio de tornarem-se obsoletos se agirem desta forma. Eu tenho uma notÃcia para você: se você se sente desta maneira, você já é obsoleto. Ficar controlando pessoas é ruim para o negócio e para a sua saúde fÃsica e mental. Os melhores lÃderes procuram sempre as melhores pessoas, mais espertas, e mais capazes do que eles mesmos.
.
- Aproveite a sua vida. Segue aqui um conselho agressivo: Se você não gosta do que você está fazendo, pare de fazê-lo. A vida é muito curta para não a aproveitarmos. Eu amo o que eu faço e quando eu paro amar, eu faço algo mais. Mesmo nesta economia, você será muito bem cotado se você é bom no que você faz, e poderá fazer isso com um sorriso em seu rosto.
.
.
Para saber mais sobre os nossos serviços de consultoria e treinamento, clique aqui para falar com os nossos consultores.
.
.
Pretty good post. I just came across your site and wanted to say
junho 23rd, 2009 at 21:45that I have really liked browsing your posts. In any case
I’ll be subscribing to your feed and I hope you post again soon!
MaurÃcio,muito bom seu site, Parabéns! inclusive essa matéria é muito válida, que bom se todo ser humano colocasse essas maneiras em prática no seu dia-a-dia, mas independente disso temos q fazer a nossa parte e acreditar que somos capazes.
junho 24th, 2009 at 16:40Abraços, Daniela.