GEO – Gestão da Efetividade Organizacional
.
.
Â
Sempre que visito uma empresa, eu costumo fazer duas perguntas: Vocês possuem uma “Visão Organizacional”? Qual o prazo para alcançá-la? Normalmente, a maioria das empresas possuem Visão, Missão e Valores, mas não estabelecem prazo para alcançar estes objetivos. A eficiência e a eficácia são muito importantes, mas sem a efetividade, a “Visão” da organização torna-se uma “Miragem”.
.
Através do conhecimento e experiência adquirida com a prestação de serviços de consultoria e treinamento para empresas e organizações públicas sediadas em dezenove Estados brasileiros, a AdvanceConsultoria.com desenvolveu um pacote de metodologias que vem ao encontro das necessidades de muitas organizações em todos os setores produtivos: a Gestão da Efetividade Organizacional.
.
“Todas as metodologias são eficazes quando bem aplicadas, mas boa parte das organizações já aprendeu que não existe uma única metodologia que resolve todos os problemas” afirma MaurÃcio Miranda Filho, sócio fundador da AdvanceConsultoria.com..O pacote GEO (Gestão da Efetividade Organizacional) é um modelo hÃbrido que integra, de forma equilibrada, a aplicação simultânea das melhores metodologias de gestão utilizadas no mundo, tais como Balanced Scorecard, Six Sigma, Gestão Comportamental, e Gestão da Inovação, para atender as necessidades especÃficas de cada área da organização, aplicando o conhecimento certo que cada situação exige, e com um propósito diferenciado para obter a efetividade organizacional.
.
É comum encontrarmos uma organização que divulga de forma explÃcita a sua missão, visão e valores corporativos. Porém, também é normal encontrarmos organizações que estão aquém dos seus objetivos estratégicos porque algumas metodologias que foram implementadas de forma isolada, produziram desequilÃbrio na execução e nos relatórios das ações realizadas, confrontando a sua realidade atual com a missão, visão e valores divulgados para os seus clientes, fornecedores e comunidade.
.
A transformação na área da qualidade experimentada em praticamente todos os setores produtivos do Brasil desde a década de 80, trouxe para algumas organizações um desequilÃbrio no processo de gestão de seus indicadores, acarretando dificuldades e até mesmo o fechamento de muitas empresas que adotaram a qualidade do produto, ou serviço, como foco principal de gestão. Algumas pessoas se recordam de lemas como “O cliente acima de tudo”, ou “O cliente é o Rei”. Era comum ouvir frases de efeito como: “Se você não fizer o que o cliente quer, você vai quebrar!” Muitos puderam conhecer, amargamente, outra frase que dizia “Se você fizer tudo o que o cliente quer, você vai quebrar mais rápido!”. Este foi um aprendizado causado pelo desequilÃbrio da gestão.
.
Por outro lado, nos últimos anos, a busca pela redução de custos também trouxe outro desequilÃbrio na gestão, e sérias consequências para muitas empresas que perderam o ritmo de crescimento e participação no mercado. Para muitas empresas o termo “foco” tornou-se sinônimo de “desequilÃbrio” de gestão.
.
Também é comum encontrarmos executivos mencionando duas palavras: eficácia e eficiência. Eficácia é a capacidade de realizar objetivos. Eficiência é utilizar produtivamente os recursos. Efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente. Sem a efetividade – sem a transformação da situação organizacional atual – a visão transforma-se em ilusão.
.
Na verdade, a solução que muitas organizações procuram encontra-se na efetividade de uma gestão equilibrada, das grandes estratégias aos grandes resultados. Em organizações que ainda sofrem com desperdÃcios da ordem de 10% a 20% de suas receitas brutas, uma gestão pobre em efetividade pode ser a receita certa para um desastre.
.
PrincÃpios de uma organização focalizada na Efetividade
.
A maioria das organizações recorre sempre à mesma abordagem ao executar uma nova estratégia. Para o processo de transformação organizacional não ficar estagnado, é preciso pensar diferente e agir de forma diferente para obter um resultado diferente. Este é o pensamento de uma organização focalizada na efetividade: progressão contÃnua do processo de transformação em direção à visão da organização.
.
Através de um modelo hÃbrido com gestão equilibrada de indicadores chave de performance, e com o objetivo de garantir a transformação e a permanência da organização no caminho da sua visão, e induzindo o olhar além dos indicadores financeiros, de qualidade, e produtividade, para indicadores que representam a fiel transformação da organização, o GEO adota as relações humanas como base para a obtenção de uma organização bem sucedida e sustentável.
.
Todas as estratégias, recursos, processos, e talentos devem ser administrados, desenvolvidos, e conduzidos, através das relações e influências, de forma efetiva, entendendo a diferença entre o que é urgente para o momento e o que é importante para a organização, para alcançar a visão, que deve ser o objetivo principal de todos dentro da organização.
.
Faz parte do pacote GEO a orientação, a aplicação, e a avaliação do equilÃbrio das dimensões que retratam a efetividade da transformação da organização:
.
-
A organização está no caminho certo (o planejamento estratégico é efetivo) para alcançar a visão?
-
O desdobramento do planejamento estratégico em ações táticas tem sido eficaz?
-
As unidades de negócio estão se engajando efetivamente na estratégia de execução?
-
Os processos internos estão sendo eficazes em seus propósitos?
-
O relacionamento com os clientes e fornecedores tem sido eficaz?
-
Os recursos utilizados estão sendo eficientes para a obtenção dos resultados esperados?
-
A gestão da inovação tem contribuÃdo de forma eficaz para a transformação?
.
Para assistir o nosso novo comercial, clique aqui.Â
.
Se você deseja conhecer mais, ou pretende implementar o pacote GEO (Gestão da Efetividade Organizacional), clique aqui para falar com os nossos consultores.   Â
.
.
Nenhum comentário
Sem comentários ainda.
Desculpe, o formulário de comentário está fechado neste momento.