Translate Google

Ações efetivas para reduzir o Absenteísmo

.

.

O termo absenteísmo é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.

.

O absenteísmo é um problema mais complexo do que parece ser, e tem trazido consequências indesejáveis nos resultados de muitas empresas em todos os segmentos do mercado. A redução do absenteísmo não pode ser obtida com a aplicação de ações fundamentadas apenas em lógica e intuição, mas através da utilização correta de metodologia e ferramentas de controle.

.

Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. As ausências dos empregados ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume e disponibilidade ou atraso de trabalho. Essas ausências são as faltas ou atrasos ao trabalho. O absenteísmo é a principal consequência. O oposto do absenteísmo é a presença. Esta relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho.

.

O absenteísmo ou ausentismo é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso.

.

Muitas empresas enfrentam sérias dificuldades para reduzir o seu índice de absenteísmo e, depois, para manter este índice baixo e sob controle. Boa parte destas empresas continua realizando análises superficiais e atuando sobre os efeitos do absenteísmo, e não sobre as causas.

.
Para que as ações possam ser efetivas, os gerentes precisam reconhecer a importância das ações para reduzir e manter o absenteísmo no nível mais baixo possível, entender melhor a conceituação que fundamenta estas ações, os meios corretos para conduzi-las, e os resultados que se pode alcançar. Durante a aplicação dos workshops e treinamentos, nós temos observado que as empresas experimentam realidades e necessidades diferentes, e nem sempre o tratamento adotado para reduzir o absenteísmo em uma empresa serve para outra, daí a importância da qualidade do diagnóstico, que deverá, através de uma análise precisa, identificar as principais causas que estão provocando o absenteísmo, as suas formas de ocorrência em cada departamento da empresa, e a forma de priorizar as ações que resultarão em redução e controle deste resultado indesejável.
.
.

Nós também realizamos treinamentos abertos e in-company para Gestão do Absenteísmo – Redução e Controle, com 8 horas de duração.
.
.
Para saber mais informações sobre este treinamento clique aqui.
.
.
.

Com o objetivo de contribuir para com a melhoria da produtividade e do desempenho funcional de seus clientes, a AdvanceConsultoria.com desenvolveu um Workshop com o foco específico para a redução dos custos com o absenteísmo na organização, utilizando de metodologias de melhoria contínua para assegurar a efetividade dos planos de ações preventivas e corretivas. Este Workshop é realizado no formato in-company e desenvolve-se com o objetivo de atender as expectativas e necessidades específicas de cada cliente.

.

Para solicitar uma proposta de treinamento in-company para a sua empresa, escreva para atendimento@advanceconsultoria.com e nos informe o treinamento de seu interesse e o número previsto de participantes.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

. . . .

2 Comentários

  • Edna Pereira Disse:

    Muito boa essa matéria Maurício parabéns!
    Com certeza vou repassar para a cordenadora do departamento onde eu trabalhava ela está sempre buscando ideias novas para o combate do absenteísmo,mantemos ainda um bom relacionamento e creio que essa matéria vai ajudá-la.
    Parabéns e obrigada pelos artigos que tem me enviado!

  • achei muito inteligente e de riquissima em informaçao muito obrigado Disse:

    muito obrigado foi de grande valor suas informaçoes

Desculpe, o formulário de comentário está fechado neste momento.

RSS dos comentários deste post.